Idealizado e executado pela banda EX4, as ações acontecem dentro de ambiente escolar com ações de Sensibilização, Oficinas Culturais, Palestras Motivacionais e um Workshop de formação de multiplicadores de ações, envolvendo alunos, professores e todo o corpo docente da escola.

Com quase 400 eventos já realizados em escolas de vários estados brasileiros, para um público estimado em mais de 280.000 estudantes, o objetivo deste programa é impactar o público alvo com ações que abordam temas que afligem um número crescente de casos onde a falta de valor e respeito à vida, tem feito com que nossas crianças, adolescentes e jovens sucumbam à violência “Bullying”, drogas, depressão, automutilação e suicídio.

Para desempenhar estas ações, os integrantes da banda receberam acompanhamento e treinamento da Policia Militar do Estado de São Paulo (PROERD) e Polícia Civil do Estado de São Paulo (DIPE / DENARC), além de serem reconhecidos pelo Governo do Estado de São Paulo como Embaixadores da Prevenção - Título concedido pela Secretaria de Estado da Juventude em solenidade pública na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Além destes atributos culturais, o projeto também apresenta um conteúdo cívico-pedagógico através da execução do Hino Nacional Brasileiro, tendo como base legal o disposto na Lei Federal n° 5700/51, alterada pela Lei Federal n° 12.031/09. A banda EX4 é a primeira versionista do Hino Nacional Brasileiro com registro e autorização de todos os órgãos e entidades regulamentadoras de direitos autorais.

Público: Alunos da rede pública e particular de ensino.

Faixa etária: 08 a 17 anos (Ciclo II do ensino fundamental e ensino médio)

Evento: Colocado (Incluso toda a estrutura de Palco / Som / Transporte / Equipe técnica / Estrutura para Workshop).

 

Cronograma de atividades - Música em Ação:


1º evento SENSIBILIZAÇÃO – Show com a Banda EX4, (surpresa para os alunos da escola), com conteúdo sociocultural e inserção de mensagens motivacionais de cunho prevencionista. O evento de sensibilização (show surpresa), tem grande impacto cultural e através das mensagens motivacionais, abrange conteúdo prevencionista, uma vez que através da exposição do antagonismo e da quebra de estereótipos, gera-se uma consciência de que “Ser diferente é fazer a diferença e não buscar ser igual”. O evento tem também um grande impacto na formação e/ou valorização dos talentos locais, na formação de novos públicos e já garante o sucesso das ações seguintes.


2º evento OFICINA CULTURAL – Palestra de orientação vocacional sobre o mercado artístico e suas possibilidades de inserção no mercado, acompanhado de momento de experimentação e vivência com instrumentos musicais.
Os integrantes da banda usam suas histórias pessoais, experiências e relatos obtidos de experiências de superação onde a escolha por uma vida longe das drogas, da violência e da criminalidade levaram a uma busca que teve seu ponto culminante na expressão artística – A saber, a música.

 

3º evento Workshop “Música em Ação” – Workshop direcionado a PROFESSORES, COORDENADORES E / OU ALUNOS designados para receberem conteúdo de formação de multiplicadores do programa “Música em Ação”. Usando a metáfora de “plantar, regar, germinar, crescer e frutificar”, o conteúdo transmitido tem como objetivo fazer com que as sensações e ensinamentos sobre a valorização da vida e o uso da arte como resposta a vários dos anseios gerados pela busca do protagonismo possam ter continuidade através do uso do material preparado pela banda após 12 anos de laboratório e pesquisa através do trabalho realizado dentro de escolas por todo o país. Várias ações são sugeridas para aplicação imediata no ambiente escolar; dentre elas, o debate e aplicação das letras das músicas apresentadas e a abordagem de temas relacionados acima de tudo, da atmosfera de situações e sentimentos que fazem parte